Luciano Silva
PROFESSOR



A Semana Educativa da Pipa Legal, como o próprio nome já diz, possui como objetivo educar as pessoas, especialmente as crianças, sobre o uso legal da pipa, ou seja, o empino consciente, com responsabilidade, divertido e que não machuque ninguém.
O primeiro grande pilar dessa semana é conscientizar as pessoas sobre os malefícios do uso de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante, pois são o uso desses materiais que muitas vezes transformam uma brincadeira sadia e divertida em algo perigoso não apenas para quem está "soltando", mas também para outras pessoas, especialmente motociclistas.
O segundo ponto que a lei trabalha é o complemento do primeiro, que é ensinar o uso legal da pipa, como brincadeira, assim como a questão lúdica da mesma. Por fim, tem como objetivo demonstrar o uso correto, assim como quais os locais apropriados para empinar pipa, entre outros fatores relacionados ao uso sadio do tradicional papagaio.
Escolhemos a terceira semana do mês de julho, como a "Semana Educativa da Pipa Legal", por ser em um mês de férias, em que várias crianças poderão participar dos eventos de conscientização, assim como terão uma semana de brincadeira e divertida, em meio às férias escolares. Além dos objetivos citados acima, com a aprovação deste projeto, também temos o intuito de trazer para a discussão, membros da sociedade, assim como, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, sempre com a perspectiva de uma sociedade integrada e em busca da qualidade de vida.
Com a importância que o uso consciente da pipa deve ter em nossa sociedade, é que solicitamos apoio dos Nobres Pares, para aprovação do presente projeto de lei que institui a "Semana Educativa da Pipa Legal" em nossa cidade.
Institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Votorantim a "Semana Educativa da Pipa Legal", e dá outras providências.
A COMUNIDADE AGRADECE!